FIMAQ – Sistema de Gestão da Segurança

Os alunos do curso FIMAQ, Lisboa e Porto, contactaram esta semana, com as equipas que na CP asseguram o sistema de gestão de segurança, enquanto empresa operadora ferroviária, e a gestão de operações, complementando com uma visita aos centros de trabalho e de controlo operacional, onde a função maquinista se enquadra. A todos, o nosso obrigado.

Os formandos do curso de FIORV no âmbito dos módulos de base tecnológica e de sistemas de freio e material rebocado visitaram, esta semana, as oficinas de Stª Apolónia.

A formação continua com os módulos de bilhética sem contacto / equipamentos de venda, revisão e contabilização de receitas e venda automática/eletrónica de bilhetes.

Notícias

Renovação do Site da Fernave

A Fernave procedeu à renovação da sua página internet, tornando-a mais segura para os seus utilizadores e dando cumprimento aos requisitos legais em vigor. Reorganizámos e ajustámos os conteúdos, otimizando o espaço de forma a tornar mais fácil e rápida as pesquisas, bem como apostámos numa maior proximidade com os que nos procuram, através de formulários de acesso online.

Lançamento da edição de cartazes 30 anos

Em ano de comemoração de 30 anos, a Fernave decidiu lançar uma edição de 10 cartazes alusivos à atividade, com mensagens que correspondem ao seu propósito e atitude, na conduta por que pauta a sua atuação no mercado. Convidamo-lo a conhece-los através do link: https://buff.ly/2LG5xbh.
Obrigado por nos acompanhar e pela sua preferência.

Desempenho 1º semestre 2022

Durante o 1º semestre do ano, registámos um acentuado acréscimo de atividade, refletido nos proveitos alcançados que, para além de superarem os obtidos em períodos homólogos de 2021 e 2020 (períodos marcados pelo confinamento), superaram também o período homologo 2019. Verificando-se uma melhoria em todos os indicadores económico-financeiros.

Formação Inicial de Maquinistas

Após o processo de candidatura e seleção encetado em meados de janeiro, foram selecionados 32 novos candidatos à função de Maquinista Ferroviário (ao abrigo da Lei no 16/2011 e Portarias no 213 e 214 de 2020), que iniciaram, a 15 de março, a 8a e 9a edições do Curso de Formação Inicial de Maquinistas para o mercado ministrado pela Fernave. Prevendo-se a sua conclusão em setembro próximo, o Curso encontra-se na sua fase de Marchas de Formação.

Novos Clientes europeus

A Fernave tem visto o seu trabalho e desempenho serem reconhecidos, quer a nível nacional, quer internacional, nomeadamente europeu, com a captação de novos Clientes oriundos da nossa vizinha Espanha, tanto na área de atividade da psicologia, como na formação ferroviária.

Curso Profissional de Técnico de Gestão de Transportes

Numa parceria com o Agrupamento de Escolas IBN Mucana (Alcabideche/Cascais) e a Câmara Municipal de Cascais, estão a decorrer 3 edições do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Transportes, uma aposta do município na qualificação de futuros profissionais que possam contribuir, com a sua intervenção especializada, no sistema integrado de gestão da mobilidade sustentável do Concelho. A 1a edição do Curso terminou em julho, com a apresentação e defesa das PAP, perante um júri constituído por um conjunto de elementos que, de forma generalizada, foram intervindo e articulando com estes alunos ao longo do Curso, nomeadamente: Direção de Curso, Professores, Parceiros e Responsáveis de estágio. A todos, votos dos maiores sucessos futuros, académicos, profissionais e pessoais. O setor dos transportes agradece.

Maquinistas | Especializações

Ao longo do 1º semestre e de acordo com a Lei no 16/2011 e a Portaria no 213/2020, a Fernave assegurou para um universo de empresas ferroviárias Clientes, a realização de um conjunto de ações de especialização de Maquinistas Ferroviários, seja em material circulante, seja em itinerário. A todos os que manifestaram a confiança nos nossos serviços o nosso obrigada!

Formação Inicial de Operadores de Revisão e Venda

Durante o 1o trimestre do ano concluiu-se mais um Curso de Operadores de Revisão e Venda para a CP, tendo habilitado 25 profissionais. Já em junho, após o processo de recrutamento e seleção, foi iniciada mais uma ação deste Curso, durante a qual os participantes terão oportunidade de adquirir novos conhecimentos, seja de âmbito comportamental e transversal (nomeadamente: 1os socorros, higiene e segurança no trabalho, alcoolémia, defesa pessoal, combate a incêndios, inglês e trabalho em equipa), seja de âmbito técnico e especifico da função (regulamentação de segurança ferroviária e comercial).

Avaliação Psicológica

Desde o inicio do ano que realizámos mais de 8 centenas de exames psicológicos, quer no âmbito das funções exercidas na ferrovia, quer na rodovia, mas também nas áreas marítimo-portuário e fluvial. Entre outros, temos vindo a efetuar exames de seleção a Licenciados, Maquinistas, Operadores de Revisão e Venda, Inspetores de Tração e Produção; controlo periódico de Maquinistas e Operadores de Circulação; exames a Pilotos e Condutores de Via Interdita, a Técnicos de Manutenção de Elevadores, bem como a Motoristas de CAM, TCC e Táxi, e a Maquinistas Práticos e Bilheteiros, no contexto da atividade fluvial.

Condução de Locotratores

Para a Megasa | Siderurgia Nacional da Maia, realizámos um conjunto de ações do Curso de Condução de Locotratores (Ruston, Sentinel e Terberg) em parque fechado, e acesso ao feixe de linhas.

FIORV – Visita Oficinas

Os formandos do curso de FIORV no âmbito dos módulos de base tecnológica e de sistemas de freio e material rebocado visitaram, esta semana, as